fbpx

Sistema de Fluxo de Caixa Online

Controle de fluxo de caixa online e integrado, recebimentos, pagamentos, planos de contas, DRE, relatórios financeiros e muito mais!

O que é o fluxo de caixa (Cash Flow):

O fluxo de caixa é o controle das movimentações financeiras de uma empresa, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro. Esta movimentação inicia-se anotando todos os gastos e receitas da empresa, de forma rigorosa e atualizando todos os dias. Hoje é muito comum vermos empresas lucrativas decretarem falência por problemas de fluxo de caixa. A empresa precisa ter o dinheiro no momento certo, e não como uma previsão, caso contrário terá que recorrer a empréstimos que podem consumir totalmente com o lucro gerado pela empresa, tendo em conta as taxas praticadas pelos bancos no Brasil.

A importância do Fluxo de Caixa

 O controle financeiro deve dar muita atenção ao fluxo de caixa. Qualquer atraso de pagamento pode gerar multas ou até mesmo outras punições. Dessa forma, é imprescindível realizar um controle de fluxo de caixa bem feito. Isto é, registrar todas as entradas e saídas, todos os valores recebidos e os que foram pagos. Somente assim se tem uma noção completa do que acontece na empresa.

 Ainda, atente-se que ter um fluxo de caixa bem feito, não quer dizer ter muito dinheiro em caixa. Pelo contrário, em alguns casos, operar no limite é mais lucrativo. Mas, para saber isso, o fluxo de caixa deve estar em dia. Basicamente, sua principal função é saber quando é possível comprar e investir ou se é necessário buscar investimentos de fora.

Porque contar com um Sistema de Fluxo de Caixa?

 Um sistema de fluxo de caixa online é uma grande ajuda para a empresa. É ele que integra todas as informações de valores pagos e recebidos com todo o resto da empresa. Assim, com todos os dados integrados, você consegue administrar a empresa como um especialista.

 Outra vantagem do sistema de fluxo de caixa online é que ele poupa tempo, fazendo com que não seja necessário refazer o trabalho já feito. Isso acontece porque, com tudo integrado, não há chance para erros. Assim, não é necessário buscar anotações em diversos cadernos ou planilhas, porque tudo está ao alcance da sua mão, de qualquer lugar.

Funcionalidades do Programa de Fluxo de Caixa eGestor

 O eGestor é uma ferramenta de gestão empresarial. Apesar de parecer algo difícil, ele faz justamente o oposto: facilita todos os controles do seu negócio. E com o fluxo de caixa não seria diferente.

 Dentro do eGestor é possível acompanhar todos os valores financeiros, de venda, de compra, investimentos, saques e muito mais. Ou seja, ao realizar uma venda parcelada, os valores das parcelas serão divididos automaticamente ao longo dos próximos meses. Ou, ainda, caso seja feito um empréstimo, as parcelas do mesmo estarão divididas a partir do momento em que se dá entrada no sistema. Isso, sem contar os relatórios financeiros que podem mostrar todas as informações.

Quando adotar o Controle de Fluxo de Caixa?

 Nunca é tarde para começar a controlar o fluxo de caixa de uma empresa. Mas, o ideal é que ele seja controlado desde o momento inicial. Também é indicado que sejam registrados todos os valores, dos menores aos maiores. Ainda, mesmo que não seja indicado misturar finanças pessoais com finanças da empresa, sabemos que acontece muito. Dessa forma, é ainda mais importante anotar todos os valores.

 Mas, caso a empresa ainda não tenha adotado o sistema, o mais indicado é começar agora mesmo! Afinal, ele só trará benefícios para o negócio, facilitando a visão e aumentando a confiança na empresa.

Manutenção e Controle na Gestão do Fluxo de Caixa

 Nunca é pouco dizer: todos os valores da empresa devem ser registrados. Mas, sabemos que algumas vezes, na correria do dia a dia, algumas coisas passam despercebidas. E isso é completamente normal. Entretanto, para ter um controle de fluxo de caixa que realmente funciona, é preciso realizar a manutenção de forma recorrente.

 Caso não seja registrado um valor, os dados deixam de coincidir, e isso é um problema bem grande. Os valores não baterem podem indicar diversas situações, que podem ser tanto um erro na hora de registro até como algum tipo de roubo. E só com um controle de fluxo de caixa bem feito isso será percebido.

Como iniciar o Controle de Fluxo de Caixa?

 O controle de fluxo de caixa pode ser iniciado a qualquer momento, mas isso você já sabe. Agora, para iniciar é só fazer o básico: anotar todas as movimentações financeiras da empresa. O tempo todo.

 Claro que com um sistema de controle de fluxo de caixa todos os lançamentos serão automáticos, no caso de uma venda parcelada, por exemplo. Mas, com um caderno ou planilha, esse dado deve ter muita atenção.

 Foque na estrutura de como ele será feito e controlado, para que depois possa ser analisado com facilidade. Para isso, utilizando um sistema, não há mistério, basta inserir os dados. Já com uma planilha, é preciso primeiro decidir qual estratégia será utilizada, como o regime de competência ou de caixa e montar a planilha.

Como fazer a melhor Gestão de Fluxo de Caixa?

Existem três pilares para um fluxo de caixa bem feito:lançar todas as movimentaçõesplano de contas e DREanálise de dados.

O primeiro passo é realmente lançar todas as movimentações. Não fazer esse controle pode causar os mais diversos problemas para a empresa.

O plano de contas é uma forma de entender de onde vem e para onde vai o dinheiro do caixa. Ele permite, posteriormente, fazer uma análise dos dados e facilitar o entendimento, para saber para onde ir.

E análise de dados com a operação de controle de fluxo de caixa bem feita. Com ela é possível visualizar o que resulta um maior lucro e onde se pode cortar gastos.

Entenda mais sobre o Controle de Fluxo de Caixa

Conte com o melhor Programa de Fluxo de Caixa!

O teste é rápido, totalmente gratuito e sem compromisso.

Recursos do Sistema de Gestão Empresarial - eGestor